A ADRA ( Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e a REPSSI ( Iniciativa Regional Sobre o Cuidado e Apoio Psicossocial) vão realizar amanhã, dia 2 de Dezembro, um seminário no município do Sambizanga sobre a promoção dos direitos da criança, depois de ter realizado outros nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, nomeadamente nos municípios de Viana, Cazenga e Kilamba Kiaxi.

A acção enquadra-se no âmbito do projecto APS (Apoio Psicossocial),  onde participaram cerca de 118 pessoas, das quais 59 mulheres. O público alvo  são professores, líderes comunitários, comissão de moradores, associação de pais, representantes dos ministérios da Educação e da Saúde, ADRA, Cuidados da Infância, Educadoras de Infância, Associação das Mulheres Tradicionais, autoridades tradicionais, alunos de escolas do ensino secundário, representante do INAC e público em geral.

Estes encontros  visam, de modo geral, contribuir para a promoção dos direitos da criança, no alcance dos 11 Compromissos para com a Criança em Angola e, especificamente, desenvolver um processo de integração transversal da abordagem dos cuidados e apoio psicossocial nos serviços da criança.  Espera-se, com a execução dos mesmos, ter aumentada a capacidade técnica das instituições públicas e das organizações da sociedade civil vocacionadas no trabalho com crianças, bem como ter criado um grupo de recurso técnico em Luanda e Cunene, com capacidade para a prestação de apoio psicossocial à criança a nível comunitário. 

Durante os seminários os participantes abordaram os temas como a Violência contra à Criança; Abuso Sexual contra Menores; e Fuga à Paternidade. O evento de amanhã decorrerá das 8 às 11 horas.

IMG_20151125_094934IMG_20151125_094953