A conferência sobre Género e Desenvolvimento que tem vindo a ser promovida pela ADRA nos últimos anos, representa um espaço de debate e reflexão sobre as questões de género e direitos das mulheres em Angola, e um investimento da organização na luta pela justiça social e promoção do desenvolvimento sustentável.

A última Conferência, realizada em 2014, colocou à tona, questões chaves da participação das mulheres no processo de descentralização em curso no país e as futuras autarquias previstas, no sentido de aumentar o conhecimento e o engajamento das mulheres nestes processos.

Este ano, a Conferência será realizada sob o tema “Balanços dos Avanços em Relação aos Objectivos de Desenvolvimento na Perspectiva de Género”, e terá lugar no dia 06 de Outubro na Sala de Conferências do INAC – Instituto Nacional da Criança, em Luanda, das 8H00 às 14H00, colocando o foco sobre os avanços em relação aos objectivos de desenvolvimento do Milénio, particularmente os objectivos Nºs 3 e 5, ligados à promoção da igualdade de género e ao empoderamento da mulher, já que 2015 é o ano para a sua concretização.

Especificamente, a Conferência deverá permitir a realização de um diálogo e troca de experiência entre as várias e instituições e organismos que trabalham no domínio da promoção da igualdade e equidade de género e acções específicas de empoderamento da mulher.

Tomarão parte do evento diferentes organismos do Estado e do Governo, Membros das Organizações da Sociedade Civil, académicos, estudantes universitários, Jornalistas, num total de 200 participantes.

Pretende-se que a mesma venha ajudar os participantes a compreender os esforços empreendidos pelos diferentes organismos, as experiências, resultados e impacto na vida das populações.