ADRA Antena Malanje promove debate radiofónico sobre Direitos Sexuais e Reprodutivo

15/11/2023 4:42 PM

Os participantes ao debate promovido pela ADRA Antena Malanje, nesta quarta-feira 15 de Novembro, defendem a implementação no sistema de ensino, uma disciplina específica sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, instruir os alunos a ter maior conhecimento a respeito, com vista a se prevenir da gravidez precoce.

Os convidados revelam que o cumprimento rigoroso do factor cultural nas comunidades, tem permitido com que alguns pais, concedam suas filhas adolescentes para contraírem casamento precoce em troca de bens materiais” alambamento”.

O Supervisor do Gabinete Provincial de Saúde, Manuel Arsénio, chama atenção das famílias, no sentido de assumirem o papel de educar os filhos nesta matéria para que estejam bem informados.

A representante do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Lelita João Romeu, desencoraja as mulheres a prática da fuga maternidades.

“Nos meses de Setembro e Outubro, registamos 3 casos de fuga a maternidades, as mães abandonaram os seus filhos na via pública em virtude de seus progenitores não assumirem suas responsabilidades. A responsável diz ainda que a vida é um bem sagrado de Deus, cada um deve assumir as suas responsabilidades.” Realçou. 

O debate radiofónico, contou com a participação de 5 pessoas, sendo representantes dos Gabinetes Provincial da Saúde, Acção Social, Família e Igualdade de Género, da Direcção Municipal de Saúde de Kiwaba Nzoji, do Instituto Nacional da Criança e Jornalista moderadora respectivamente.

Fazer Download