ADRA capacita catadores de lixo para gestão sustentável de negócio

12/10/2023 9:45 AM

Mais de 30 catadores de lixo receberam no município da Baía Farta, uma formação sobre técnicas de recolha de resíduos para gestão sustentável do negócio.

Com a finalidade de aumentar a consciencialização, colecta e separação de resíduos sólidos para uma gestão sustentável do negócio, a ADRA capacitou os catadores das lixeiras a céu aberto localizadas próximo a centralidade do Pima e da comuna do Dombe Grande.

Michel Mutubile, um dos formadores, é catador há mais de 4 anos e compartilhou a sua experiência. "É preciso pensar alto. Além de conseguir dinheiro para comer, têm que se organizar o trabalho, apontar oque se vende, a quantidade e o que se ganha diariamente.”

Neste momento, Michel possui uma pequena empresa de venda de resíduos sólidos e presta serviços a alguns hotéis, supermercados entre outros particulares.  “Depois de me organizar recebi o apoio da Administração Municipal de Benguela de uma mota de três rodas, vulgo, Kaleluia”.

Para Lito Firmino, catador de lixo a três anos, é muito difícil gerir o dinheiro que se consegue com a venda de resíduos.

“O dinheiro que consigo é só mesmo para comida. Apanhamos e vendemos mesmo aí. Se for para acumular tem que ser que em casa já tem comida. Por isso deixo o apelo que nos ajudem com comida, enquanto juntamos, temos algo para comer.” Sublinhou

Sra. Francisca expressou a vontade de se juntar as outras catadoras para formar uma cooperativa. “Depois da formação vamos conversar com o papá Soba, se vai ser uma cooperativa de 10 ou 15 pessoas e como distribuir os papéis”.

Esta acção é uma das várias do projecto NaturAngola, implementado pela ADRA, nas províncias de Luanda e Benguela, com o apoio financeiro da Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo, visando o reforço da educação e gestão ambiental sustentável.

Fazer Download