ADRA e UNICEF apresentam publicamente folhetos temáticos sobre análise do OGE 2023 na Província do Huambo

31/10/2023 3:32 PM

A ADRA em parceria com o UNICEF, promoveu hoje, 31 de Outubro de 2023, um workshop sobre apresentação pública dos folhetos temáticos sobre Orçamento Geral do Estado 2023, na sala de conferências do Instituto Superior Católico do Huambo.

Durante o encontro, foram analisados os sectores da Educação, Saúde e Sobrevivência da Criança, Água e Saneamento Básico e Protecção Social.

“Falar do Orçamento Geral do Estado é importante porque aí a comunidade fica a saber a percentagem alocada para cada área temática. O que nos deixa um pouco tristes é ver a percentagem da agricultura ser muito baixa, o que nos preocupa de certa forma. Vimos que a maior percentagem é alocada ao sector da defesa e, diz-se que temos que apostar na agricultura, mas com essa percentagem creio que não se fará muita coisa, pois o que se quer é a aposta na agricultura. É preciso que no próximo Orçamento Geral do Estado se olhe mais para estes sectores especificamente”. Afirmou José Domingos Viti, presidente da Associação Seteka, comuna de Camunda Cangoti, município da Caála.

Segundo Eugênio Samutonga, presidente da cooperativa Flor do Campo, comuna do Lepí, município do Longonjo o investimento no sector da saúde é muito importante porque sem saúde não se faz nada.

“Ouvimos que no sector da saúde, o orçamento aloca 59%, o que é bom. Nós nas zonas rurais se termos saúde é tudo porque conseguiremos ir a lavra, cuidamos das nossas famílias e dos nossos animais. Pedimos que deste orçamento e do dinheiro que será alocado chegue na nossa comuna, para podermos ter um hospital digno e com medicamentos para atender os vários casos de doença.” Enfatizou

Eliete Paulo, estudante do curso de Direito afirmou que está a ser bom saber como foi elaborado o OGE 2023, as despesas reais, nominais e de capital, as distribuições das divisas e sobre a própria dívida pública no seu todo.

“Muito bom estar aqui e saber mais sobre a iniciativa que a ADRA e a UNICEF tiveram. Que mais eventos deste sejam promovidos para que a população saiba mais sobre o funcionamento do nosso país.”  Sublinhou

O evento contou com a participação dos Directores dos Gabinetes Provinciais, Administrações Municipais, Membros das Associações e Cooperativas, Entidades Eclesiásticas, Partidos Políticos Organizações da Sociedade Civil, perfazendo um total de 52 participantes dos quais 17 mulheres.

Fazer Download