ADRA facilita seminário sobre Orçamento Participativo no Kilamba Kiaxi

10/10/2019 10:10 AM

A ADRA facilitou, no dia 08 de Outubro, o seminário sobre Orçamento Participativo aos membros das Comissões de Moradores do município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

A iniciativa foi da administração do município do Kilamba Kiaxi, que segundo conta a administradora do distrito urbano Nova Vida, Sónia Mangueira, visou “abordar o funcionamento do Orçamento Participativo numa linguagem de fácil compreensão, para que eles possam transmitir em Assembleia de moradores nas suas comunidades”.

Abílio Sanjaia, director interino da Unidade de Projectos e Desenvolvimento da ADRA, afirmou que “é uma oportunidade que temos em parceria com as administrações municipais, no âmbito do fortalecimento das instituições locais”.

O prelector realçou que estes decretos presidenciais 234/19 e 235/19 ambos de 22 de Julho conferem aos munícipes a possibilidade de influenciar ou mesmo decidir sobre os investimentos prioritários a serem feitos nos municípios, através de processos de participação da comunidade.

O participante, Aniceto Xavier, mostrou-se grato com a iniciativa, pois “foi uma boa oportunidade de auscultação e interacção entre os munícipes e a administração”.

“Também serviu para elucidar como são distribuídas as verbas que o Estado disponibiliza as administrações.” Acrescentou.

A ADRA facilitou este evento no âmbito do projecto Okulonga “Capacitar”, financiado pela União Europeia e a NCA (Ajuda das Igrejas Norueguesas, sigla traduzida em português).

Participaram do seminário cerca de 150 pessoas dentre estas, a administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Guilhermina Albina Luísa, e seus adjuntos, administradores dos diferentes distritos (Nova Vida, Palanca, Sapú e Golfe) e outros técnicos da administração, assim como, representantes de comissões de moradores, de organizações comunitárias de base, instituições religiosas, de partidos políticos e juvenis.

Fazer Download