ADRA-HUÍLA | Workshop de apresentação do projecto Ekoliso II – “Fortalecer”

10/1/2020 2:51 AM

Aconteceu no dia 19 de Novembro  (terça-feira) o workshop de apresentação do projecto Ekoliso II no município de Caluquembe.

Nesta nova fase do projecto Ekoliso II "Fortalecer” serão beneficiadas mais de 4 mil famílias das quais 50% são mulheres.

Organizados em sete cooperativas e 25 associações este projecto tem como objectivo contribuir para a consolidação e fortalecimento das capacidades comunitárias para o desenvolvimento local sustentável nas províncias da Huíla e Huambo.

O Director da ADRA-Huíla e Cunene, Simione  Chiculo, frisou que este projecto surge na sequência do Ekoliso I e que o município é um terreno fértil para acolher projectos socias e outras iniciativas que visam o desenvolvimento das comunidades e que este mundo vasto de possibilidades encorajou a ADRA a encontrar mais uma vez financiamento para a continuidade das acções comunitárias em Caluquembe.

“É muito importante para o fortalecimento das capacidades organizativas e produtivas dos pequenos produtores para que possam formalizar e organizar as suas associações e cooperativas para a promoção do desenvolvimento local sustentável e contamos com o envolvimento de todos os parceiros para o sucesso da implementação” - palavras de Simione Chiculo.

O administrador municipal José Arão Nataniel Tchissonde, no discurso de abertura reconheceu a importância da continuidade do projecto no município.  

“ Não podemos nos esquecer do Ekoliso I que trouxe ao município resultados positivos. O processo de desenvolvimento no meio urbano e rural, requer a união de esforços, sinergias, sabedorias partilhadas e uma participação activa.  O processo de promoção de unidade na diversidade gera desenvolvimento é bom porque permite uma interacção de vários actores e com isso se consegue trabalhar pensando no futuro”.

“Temos que continuar a realizar acções que visam a promoção do capital humano, conhecimento, elevação dos níveis de participação para que os resultados do desenvolvimento sejam tangíveis e que ele seja sustentável e não apenas um crescimento económico.  O projecto visa capacitar associações, cooperativas criando empoderamento da mulher, da juventude que são as tônicas que hoje contribuem para o crescimento e desenvolvimento das comunidades. Devemos todos nós envidar esforços para que estes três anos de implementação sejam uma mais valia nas vidas de cada família contemplada e não só, que haja muita produtividade aqui no município de Caluquembe”. Finalizou o mesmo administrador.

Realçar que o referido projecto tem o financiamento da PPM e que a actividade contou com a presença das entidades do município dentre eles as Associações e Cooperativas apoiadas pela ADRA-Huíla.

Fazer Download