ADRA HUÍLA-CUNENE REALIZA WORKSHOP DE ENCERRAMENTO DO PROJECTO EKOLISO

27/2/2019 9:44 AM

Decorre de 19 a 21 de fevereiro o workshop de encerramento do projecto Ekoliso “Fortalecer” no Lubango (Huila). O projecto foi implementado nos municípios de Caluquembe(Huíla) e Caála(Huambo) durante quatro anos(2016-2019).

Segundo o presidente da associação de camponeses do Chivulo, Manuel Deweda, afirma que foram anos de muitos ganhos para a comunidade, destacando o diálogo entre o governo, autoridades locais e a comunidade, melhoramento da prática da agricultura familiar com atécnica das ECA (Escola de Campo do Agricultor), o reforço das capacidades organizativas das associações e a comercialização dos produtos agrícolas.

Para a representante da Pão Para o Mundo, Petra Arschof, o projecto teve muitas lições aprendidas em função da troca de experiência entre as comunidades agrícolas. Reconhece que apesar do acompanhamento a distância, os resultados foram alcançados, afirmando o seguinte:   “Mesmo trabalhando na Alemanha, tenho vindo a Angola uma vez por ano para acompanhar os resultados alcançados junto das comunidades e já estamos a pensar no Ekoliso II”.

Já para o oficial de programas da Delegação da União Europeia, Danilo Barbero, afirma que “dentro do quadro de cooperação do governo de angola com a União Europeia, o sector da agricultura sustentável é uma prioridade pois, maior parte da população angolana vive da agricultura familiar”. Acrescentou que “A União Europeia promove a participação e a liderança da sociedade civil para uma inclusão mais ampla, principalmente da comunidade rural na construção de uma sociedade mais justa”

O projecto é financiado pela União Europeia, co-financiado pela Pão Para o Mundo e implementado pela ADRA-Antena Huíla e Cunene.

Fazer Download