Boas práticas marcam Encontro Provincial das Comunidades do Huambo

22/10/2018 3:43 PM

A ADRA Antena Huambo realizou, no dia 17 de Outubro, o Encontro Provincial das Comunidades. O evento aconteceu no Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), na cidade do Huambo. Entre outros objectivos, o encontro serviu para partilhar experiências de boas práticas de desenvolvimento local sustentável e debater sobre a implementação de programas públicos e sobre as autarquias em Angola.

As principais preocupações estiveram em torno da ausência de professores nas escolas das aldeias, comunas e vilas, falta de medicamentos e material gastável nos hospitais, postos e centros de saúde, e pouco apoio e atenção ao sector da agrícola.

Em relação às experiências de boas práticas foram apresentados dois casos de sucesso sobre Caixas Comunitárias de Crédito: a cooperativa Kupemba, do município do Bailundo e as iniciativas de repovoamento florestal da cooperativa Epinduco, da aldeia de Lungongo, do município da Caála.

Criada em 2011 por um grupo de produtores no quadro da implementação de projectos de apoio às comunidades, a cooperativa Kupemba da aldeia de Chikenlu, na comuna do Hengue, município do Bailundo, actualmente gere um fundo de maneio de 1.586.750,00 Kz, tendo financiado cerca de 300 clientes. A Caixa Comunitária de Crédito permitiu investir em lojas comerciais (cantinas), na construção de uma farmácia e na cobertura de casas com chapas de zinco.

As ações de repovoamento florestal da cooperativa Epinduco, da aldeia de Lungogo, do município da Caála, tiveram início nos anos de 2004/2006 e atualmente conta com vários polígonos florestais e mais de 10.000 plantas de eucalipto para comércio.

Participaram do encontro deputados à Assembleia Nacional pelo ciclo provincial do Huambo, Ordem dos Advogados, Instituições Académicas (Medicina Veterinária, Faculdade de Economia, Instituto Médio Agrário), líderes das associações e cooperativas, representantes de partidos políticos com assento no Parlamento, instituições religiosas, organizações da sociedade civil, imprensa, estudantes do ICRA em estágio na ADRA Antena Huambo, membros e quadros da ADRA, num total de 122 participantes, dos quais 22 mulheres.

Fazer Download