Cerca de 130 moradores da aldeia de Sacalinga com pretensões de adquirirem bilhetes de identidade no município da Caála

26/2/2024 2:55 PM

Os membros da comunidade de Sacalinga na comuna da Catata, município da Caála, beneficiaram-se de duas formações sobre a importância, benefícios, procedimentos e requisitos para a obtenção do bilhete de identidade. As formações foram ministradas pelo SR. Domingos Duarte, técnico da Direcção Municipal dos Registos e reordenamento administrativa.

Dos 137 participantes da formação, apenas 10 disseram ter bilhete de identidade, por isso, o facilitador de forma clara fez a comunidade perceber a importância do BI para usufruir de serviços e direitos do cidadão, bem como os passos a seguir para a obtenção dos mesmos. Satisfeitos e determinados, os participantes acreditaram ser importante e urgente tratarem os seus documentos de identificação.

Domingos Rafael, presidente da cooperativa Visão para o Futuro, afirmou que a nível da comunidade esse é um dos maiores problemas.

“As pessoas não dão valor ao BI porque não sabem a importância que tem, mas com esse projecto que contempla um apoio tanto formativo quanto na identificação, será muito útil para nós. Por exemplo na nossa cooperativa, apenas 13 têm o bilhete e muitos que não têm, fazem parte do conselho directivo o que já é errado, sendo que legalmente isso não poderia acontecer. Estamos agradecidos, felizes e ansiosos para o resultado”. Sublinhou.

“Estou a gostar do que estamos a aprender, eu tenho cédula, mas está no Lubango. Agora devo pedir para que mandem e tratarei o meu Bilhete de Identidade”. Afirmou Emília Jacinta de 38 anos de idade.

A formação contou coma participação de 137 participantes das quais 62 mulheres, enquadrando-se no âmbito do microprojecto do estágio de Jornalismo Comunitário da estudante do ICRA-Luanda, com apoio da ADRA-Antena Huambo.

 

Fazer Download