Comunidades empoderadas na liderança da resposta contra o VIH

11/12/2023 3:47 PM

Em alusão ao dia mundial da luta contra VIH/Sida, decorreram, nos dias 05 e 06 de Dezembro, nos municípios da Baía Farta, Cubal e Ganda, conferências municipais sobre VIH/SIDA.

Participaram mais de 170pessoas, das quais 85 mulheres, entre representantes das organizações da sociedade civil, técnicos de saúde, líderes religiosos, autoridades tradicionais, efectivos do comando municipal da polícia, estudantes, membros de cooperativas e associações e quadros da ADRA.

Além das discussões sobre a situação epidemiológica e medidas de prevenção do VIH/SIDA, foram realizadas duas marchas (Ganda e Cubal) em apoio às pessoas portadoras do VIH/SIDA, campanhas de sensibilização, distribuição de camisinhas e testagem.

O director municipal da saúde para o município da Baía Farta, José Bento, afirmou que “a participação de cada um é fundamental para melhoria dos problemas de saúde vivenciados e o contributo das organizações da sociedade civil é de extrema importância para o combate do vírus VIH-SIDA”.

Para a activista Judith Mulongo este é um espaço de inteiro aprendizado e trocas de experiências e destacou o papel das igrejas no combate a esta epidemia.

“Precisamos olhar para vertente dos jovens que se apresenta a sociedade com dois perfis e que todos estes religiosos precisam conhecer as formas de prevenção e devem conhecer assuas orientações sexuais”.

A ADRA Antena Benguela realizou estas acções em colaboração com a Organização de Interação Comunitária (OIC), Cruz Vermelha de Angola, ADPP e as Direcções Municipais da Saúde.

Esta acção enquadra-se no Projecto Institucional (PI) financiado pela organização sueca Afrikagrupperna.

Fazer Download