Delegação Alemã colhe experiências sobre Desenvolvimento Comunitário na Huíla

10/1/2020 2:51 AM

Ao som do batuque e canções em língua nacional, a comunidade, representadas em associações e cooperativas apoiadas pela ADRA-Huíla no município da Cacula, receberam nesta segunda-feira (23) a delegação vinda da Alemanha que trabalha com a Pão Para o Mundo, umas das Organizações Internacionais financiadora da ADRA, para uma visita de cortesia naquela localidade.

De acordo Lars Bedurke, oficial de relações públicas da Pão Para o Mundo, a visita tem como objectivo, troca de experiência em desenvolvimento comunitário com as comunidades nas seguintes temáticas: merenda escolar; produção agrícola; processos de organização comunitária; acesso a água; obtenção de Bilhetes de Identidade e a legalização das associações e cooperativas.

Satisfeitos com a visita, os membros das comunidades contaram aos visitantes o trabalho do seu dia -a – dia e dos benefícios que têm tido com as acções de integração comunitária promovidas pela ADRA.

Os membros das cooperativas e associações realçaram alguns resultados positivos que mudaram as suas vivências. E apontaram que uma das dificuldades que enfrentam é o acesso à água.

Desde 2002, que a ADRA actua naquela localidade, em acções como: centros de transformação de produtos agrícolas; circuitos de comercialização; obtenção de documentos de identificação; Delimitação Participativa das Terras Comunitárias.

Integram a delegação Petra Aschoff, oficial de Programas da Pão Para o Mundo e membros das Igrejas Evangélicas da Alemanhã.

Esta visita, com duração de três dias, tem na agenda trabalhos de campo no município de Caluquembe na localidade do Giraul e no município da Cacula, localidade de Camucuio.

Fazer Download