Mulheres dos municípios de Ombadja e Cahama reforçam conhecimentos sobre mecanismos de participação no intercâmbio sobre associativismo feminino

9/4/2024 10:24 AM

As mulheres dos municípios de Ombadja e Cahama reforçaram os conhecimentos sobre os mecanismos de participação das mulheres nas organizações comunitárias, no intercâmbio sobre o associativismo feminino.

“Estamos felizes em receber mulheres de outras localidades a nível da província, porque para nós isto significa que estamos a fazer um bom trabalho e poder inspirar outras mulheres na linha no associativismo feminino; para nós é muito gratificante”. Afirmou Helena de Fátima de 64 anos de idade, Presidente da cooperativa Suko Tukwafa e moradora da localidade de Kapanda.

“Esta troca de experiência nos permitiu sair das nossas localidades para vir constatar o excelente trabalho que outras mulheres estão a fazer; vimos que o trabalho feito aqui, não difere muito do trabalho feito por nós em nossas localidades, mas os resultados são diferentes por contada disponibilidade da água nessa localidade e a união que existe entre elas”.  Sublinhou Perpétua Ndaculewa de 58 anos deidade, moradora da povoação de Oshehetekela e membro da associação.

Marina Peyroteu, Técnica Desenvolvimento Comunitário da ADRA, realça que o associativismo é um dos pilares do trabalho comunitário.

“Para nós ADRA, uma vez que estamos a intervir em localidades que não tem um histórico de associações, o mesmo serviu para que as mulheres pudessem reflectir sobre as suas vivências, no que têm enfrentado de formas a juntar sinergias para a resolução dos problemas. Atingimos o nosso objectivo porque no final da actividade sentimos a satisfação não só das mulheres que a ADRA apoia, mas também da cooperativa Suko Tukwafa.

Fazer Download