Organizações da sociedade civil angolana participam da conferência internacional sobre mineração em África Alternative Mining INDABA

14/2/2019 1:28 PM

Decorreu de 04 a 6 de Fevereiro,na cidade de Cape Town, a décima Conferência Internacional sobre Mineração em África,o evento é conhecido por “Alternative Mining Indaba”, com objectivos de consolidar espaços de troca de experiências das diferentes comunidades afectadas pela mineração a nível do continente.

o evento reuniu representantes das comunidades afectadas, representantes das organizações da sociedade civil de vários países africanos, decisores políticos, organizações e líderes religiosos,deputados e sector privado.  

“10 anos de trabalho para a acção: crescendo mais forte - avançando!” este chamado permeia a comemoração dos 10 anos de existência do Indaba, levando os participantes a compreenderem a trajectória, os resultados e os desafios dos Indabas Regional, Nacional, Provincial, Municipal e Distrital. A conferência serviu para consolidação de uma plataforma para adopção de uma nova estratégia 2018-2024.

Foram debatidos assuntos ligados com a alteração climática,desenvolvimento sustentável, reabilitação de minas e alternativas. Foi ainda feita uma analogia de como a realização dos Indabas nos diferentes países africanos tem melhorado a relação entre as comunidades e as empresas de mineração e recursos naturais.

Os participantes concluíram que é importante a construção de alternativas para a garantia do desenvolvimento sustentável, cujo o foco esteja na resolução dos problemas das comunidades afectadas pela exploração mineira.

Participaram do mesmo cerca 600 pessoas, provenientes dos diferentes países da África, Europa e América.O grupo das organizações da sociedade civil sobre os recursos naturais em Angola, faz-se acompanhar de uma delegação de 20 pessoas, provenientes das diferentes províncias do país. Destacamos a presença das seguintes organizações: Mosaiko, Mãos Livres, ACC, CICA, AJUDECA,AJPD, Mwana Pwo, OSISA, NCA e a ADRA.

O evento terminou com a realização de uma marcha de comemoração dos 10 anos do Indaba, mas também como uma oportunidade para que as autoridades governamentais e a sociedade em geral percebam a importância de garantirmos os benefícios dos recursos naturais para todos e todas.

 

 

Fazer Download