Pescadores da Caóta acolhem palestra sobre VIH / SIDA

25/11/2019 4:24 PM

A ADRA-Benguela realizou no último dia 13 (quarta-feira) uma palestra sobre Formas de transmissão e prevenção das Infecções Transmitidas Sexualmente (ITS) e do VIH / SIDA.

A palestra teve como público-alvo os trabalhadores da Pescaria Maria da Glória, da comunidade piscatória da Caóta, município de Benguela. Dentre as questões mais debatidas estavam as formas de transmissão do vírus entre parceiros e de mãe para filho, o uso correcto do preservativo, sintomas do VIH e as dificuldades de os munícipes terem acesso aos testes de VIH afim de conhecerem o seu estado serológico.

Segundo Leandro Correia Lopes, um dos responsáveis daquela instituição, “a comunidade ainda necessita de mais espaços destes, uma vez que o acesso a informação é deficitário”.

Por outro lado, os trabalhadores mostraram-se agradecidos pela acção e solicitaram mais acções do género e que se possível realizar campanhas de testagem para que cada um conheça o seu estado serológico.

“Seria bom que tivéssemos aqui os testes de para conhecermos o nosso estado” -afirmou um dos participantes.

De salientar que a palestra teve apoio do Instituto de Pesca Artesanal (IPA) e contou com a participação de 69 pessoas dentre as quais 47 mulheres.

Fazer Download