Solidariedade Prática da Suécia e FORUM CIV visitam projectos implementados pela ADRA no Huambo

30/11/2023 2:45 PM

No âmbito do projecto Assessamelo, a ADRA realizou nos dias 20 e 21 do mês em curso, uma visita de monitoria junto dos financiadores do projecto Assessamelo na comuna do Lepi e aldeia de Ulembi Município do Longonjo, com o objectivo de monitorar os resultados alcançados com a implementação do referido projecto.

Durante o primeiro dia de visita na aldeia de Ulembi, a Delegação constituída pela Sra. Paula Oksanem, Sr. Hassan Ibrahin e a Sra. Magda Brattemark, constataram no terreno como as cooperativas têm desenvolvido suas actividades por intermédio da implementação do projecto.

Segundo Daniel Madureira, Presidente da cooperativa Passuka, desde que começaram a trabalhar com a ADRA com apoio da Solidariedade Pratica da Suécia e o FORUM CIV, aprenderam muitas coisas nas temáticas da agricultura familiar, ambiente, direitos humanos e reforço das associações e cooperativas.

"Hoje podemos dizer que por intermédio das várias formações que tivemos ao longo desse tempo para participamos com mais confiança nos eventos promovidos pela administração local, nas feiras agropecuárias e de saúde. As nossas terras estão legalizadas e conseguimos cada vez mais reclamar sobre os nossos direitos com base na Constituição da República de Angola, como é o caso do acesso a água potável, imputes agrícolas, registo civil e BI. Obrigada, ADRA, por sempre nos apoiar." Sublinhou

“Hoje conheço mais os meus direitos e deveres como cidadã, sei que existe direito a vida, direito de escolher com quem me casar, quantos filhos quero ter, educação e bem-estar social. Por intermédio das formações reclamamos sobre a insuficiência de escolas e professores nas aldeias, a falta de posto medico e documentos de identificação, essas e outras questões apresentamos nos fóruns de auscultação aos munícipes” Afirmou Eduardo Barbante, membro da Cooperativa Passuka.

No segundo dia de vista, a delegação deslocou-se até ao Município do Longonjo, comuna do Lepi onde puderam constatar algumas acções das associações e cooperativas daquela localidade. O encontro começou com um diálogo no Ondjango das cooperativas onde trocaram impressões e experiências relacionadas com o percurso e desenvolvimento do projecto Assessamelo.

Em declaração Eugénio Augusto disse que com esse apoio as escolas de campo (ECAS) cresceram e aprenderam a combater as pragas, a conservar os solos.

"Aprendemos sobre o repovoamento florestal, rotação de cultura e a utilização de compostagem. Resta-nos agradecer sempre e pedimos que a ADRA continue a nos ajudar com as trocas de experiências a nível provincial pois, mais do que receber e ter o conhecimento é importante partilhar com os outros.” Ressalvou.

Segundo Helena Manuel, tesoureira da caixa comunitária da cooperativa Twapama, com as formações que foram tendo, conseguiram gerir a caixa comunitária da cooperativa.

"Antes que o membro ou cliente solicite o crédito primeiro tem que trazer os seus documentos pessoais, assinar uma ficha, explicar sobre o projecto que vai investir e só depois lhe é cedido o crédito.”  Afirmou.

O encontro terminou com uma visita em um dos sistemas agroflorestais da cooperativa Aliança do Oriente, com culturas anuais (Milho e diversa hortícolas). Durante os dois dias de actividade fizeram parte do encontro 118 membros das comunidades dos quais 58 mulheres.  

Fazer Download