Documento ADRAAbrir o documento
Formato PDF / 328 pag.
TESE DE DOUTORADO de Rodrigo de Souza Pain. Desafios da Participação Social em um País de Conflito Agudo: Estudo a partir da ONG Angolana Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

Resumo

2007. 291. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2007.

A tese tem por objetivo apresentar este trabalho de doutoramento centrado análise dos desafios da sociedade civil angolana em termos de participação social no contexto do conflito agudo. A população que sofreu com repressão colonial, também vivenciou o autoritarismo do Partido Único após a independência e sentiu a guerra civil quase ininterrupta de décadas entre o governo do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e forças militares da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). Dessa maneira, percebe-se que ainda hoje os traumas de tanta instabilidade estão presentes em boa parte da população. Meu objeto de estudo está na experiência da ONG angolana Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA). Essa importante instituição atua na área rural, com significativos trabalhos no campo da segurança alimentar e no desenvolvimento rural, sempre buscando valorizar a participação da sociedade angolana, trazendo diversos atores sociais em prol do desenvolvimento do país. Além disso, darei também destaque a sua atuação no campo das políticas públicas em Angola, principalmente nos trabalhos realizados com o Fundo de Apoio Social (FAS).