MESA REDONDA SOBRE COOPERATIVISMO, CRÉDITO E GÉNERO
A província de Benguela acolhe hoje 29 de Julho, pelas 8 horas no Solar dos Leões, a Mesa Redonda sobre Cooperativismo, Crédito e Género, o invento esta a ser realizado pela ADRA- ANTENA Benguela, que conta com o financiamento do Governo Provincial.
Participam deste encontro: Membros do Governo de Benguela, Direções Provinciais, Organizações da Sociedade Civil, BP, Cooperativas/Associações, Instituições Bancárias da Província de Benguela e Representantes de Cooperativas do Amboim (Kwanza – Sul), Malanje e Huambo. Esta acontece no momento em que o executivo angolano, através do Ministério do Comércio tem vindo a demonstrar algum protagonismo em relação a iniciativas de intervenção no meio rural. Em termos concretos, está em curso a implementação do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuários (PAPAGRO).
O Ministério da Economia pretende por seu turno, retomar a implementação do Programa de Crédito Agrícola, para além de outros.
Existem iniciativas de ONG´S viradas para o trabalho com organizações comunitárias sobre Crédito e Género.
As questões de género têm vindo a ser trabalhadas um pouco por todo o país. No entanto, as perspectivas ações parecem ter reduzido de visibilidade a ponto de se notar que o país ainda não assumiu uma metodologia específica para integrar as questões de género nas diferentes abordagens de desenvolvimento. A questão a refletir, é como se pode tirar lições das experiências do passado e melhorar o futuro próximo, no sentido de favorecer o acesso dos homens e das mulheres aos recursos voltados para o combate a pobreza, veiculados pelos programas públicos e das ONG.