ADRA capacita cooperativas para o reforço de crédito aos camponeses

23/4/2021 1:07 PM

Associações e cooperativas agrícolas do município de Chipindo, na Huíla, participaram na Formação sobre Criação e Gestão de Caixas Comunitárias de Crédito, realizada pela ADRA Huila e Cunene, nos dias 14 e 15 de Abril.

A iniciativa tem o objectivo de empoderar as associações e cooperativas agrícolas para a continuidade dos processos iniciados pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), com vista à sustentabilidade e autonomia dos camponeses.

A secretária da Associação Kuatissa, Rosa Ngueve, diz serem importantes estas formações para a sua associação. “Por exemplo, os conhecimentos que temos recebidos aqui partilhamos com os outros e hoje há mais pessoas que querem fazer parte da associação”, testemunhou.

Samuel Nongava é coordenador da Associação Kuatoka e conta que, para os seus membros, a caixa comunitária tem funcionado como um fundo de rotação financeira. “Entregamos o dinheiro a um associado, trabalha com ele e depois de conseguir o valor, faz a sua devolução”, descreve Nongava, que acrescenta: “isso tem nos ajudado muito no rendimento dos nossos negócios”.

Para o Director da Repartição Municipal da Agricultura, Adriano Brás, os membros das associações e cooperativas de camponeses devem ter maior participação nos assuntos de interesse colectivo, no sentido de garantir a sustentabilidade das associações.

“É preciso que nos apropriemos das ferramentas e conteúdos para servirem de base no nosso trabalho agrícola de forma organizada e representativa”, reconheceu.

Em representação da ADRA, o Coordenador da Intervenção Municipal na Humpata, Cecílio Elindo, diz que a Organização tem apoiado as comunidades rurais no reforço das capacidades reprodutivas e organizativas dos produtores agrícolas, no sentido de contribuir para o desenvolvimento das associações e cooperativas.

“É importante que os representantes levem esses conhecimentos para o crescimento das caixas comunitárias e encontrem soluções conjuntas para o seu desenvolvimento organizacional”, apelou.

Participaram na formação membros das associações da Caála, Tcheleka, Casaka, Chitata, Vingolo, Buloteke, Camunda e Sandji, técnicos do SAMAP, quadros da Administração Municipal e do Ministério da Agricultura.

Esta formação enquadra-se na parceria entre a ADRA e o SAMAP, com intervenções na província da Huíla, nos municípios de Cacula, Caluquembe, Caconda, Chicomba e Chipindo.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download