ADRA-Malanje realiza formação em Género e VIH/SIDA

13/12/2019

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente em Malanje realizou nos dias de 27 e 28 de Novembro em suas instalações, o IX Módulo de formação em Género e VIH/SIDA.

Durante a sessão formativa foram abordados, os seguintes assuntos: Análise do grau de cumprimento das recomendações da sessão passada, Metodologia de GALS (Sistema de Aprendizagem em Género e Acção); Noções gerais sobre o VIH/SIDA; Quadro legal do VIH/SIDA: Lei nº 8/04 sobre o VIH/SIDA, Decreto nº 43/03 sobre o VIH/SIDA, emprego e formação profissional, novo código penal.  

Segundo Telma Pitagrós, representante do Conselho Provincial da Juventude “nesta formação foi possível aprender muita coisa sobre os direitos da Mulher, onde tive a oportunidade de partilhar a minha experiência do lar.”

“Todos em minha casa trabalham, o meu marido partilha as tarefas domésticas comigo, desde lavar a louça, limpar o chão e cozinhar. Educamos os nossos filhos a fazer o mesmo para que quando forem em suas casas não exijam tudo à Mulher”. Acrescentou Telma.    

O director da ADRA-Malanje, Fernando Santo, alegou que a formação visa reforçar a capacidade institucional da ADRA nos domínios da sustentabilidade institucional e nos processos de desenvolvimento sustentável, com base nas temáticas de direitos das mulheres, género e VIH/SIDA.

Estiveram presentes na actividade representantes do governo Provincial, Gabinetes Provincial, organizações da sociedade civil, entidades religiosas, membros das associações e cooperativas de camponeses e quadros da ADRA, tendo um total de 49 indivíduos dos quais 22 mulheres. Destacando que esta formação enquadra-se no projecto institucional financiado pela Afrikagrupperna.

Download PDF

Partilha

1
FACEBOOK
2
TWITTER
3
YOUTUBE