ADRA realiza pesquisa sobre OGE em Malange

26/8/2019 12:01 PM

ADRA – Malanje realizou através do Projecto Okulonga uma pesquisa sobre o OGE aos grupos mais vulneráveis na Província de Malanje (acesso à água, registo civil e alimentação).

A acção decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Maio nos municípios de  Kalandula, Kiwaba Nzoji, Quela e Malanje .

A falta de água, registo civil, falta de acesso ao crédito continua a preocupar as comunidades desta parcela do país.

“A água que consumimos não é tratada e buscamos na cacimba, precisamos manivelas para minimizar a nossa vida” Antónica Correia, da Associação Taku Nguzo da aldeia Mutumbua.

A Administradora Municipal de Kiwaba Nzoji, Joana de Matos, informou que “nós planificamos para este ano a conclusão de três sistemas de abastecimento de água em três aldeias ena medida do possível iremos resolver os problemas dos munícipes”.

“No que concerne aoregisto civil, temos uma equipa móvel que tem trabalhado com o apoio da ADRA nas aldeias para dar as crianças o seu direito civil” acrescentou Joana de Matos.

O coordenador do projecto em Malanje, Gerson Jerónimo, considerou positivo o trabalho realizado nos municípios e aguarda com expectativa os resultados a ser apresentados, que irá influenciar na intervenção de quem é de direito para dar solução as preocupações das comunidades.

Actividade enquadra-se no Projecto Okulonga financiado pela União Europeia e co-financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesa.

Fazer Download