Comunidade em Benguela recebe mais 2 mil toneladas de insumos agrícolas

23/6/2021 3:55 PM

A ADRA disponibilizou mais de duas toneladas de insumos agrícolas à comunidade Tchindalatu Belihakwa, da comuna da Equimina, no município da Baía Farta, em Benguela.

Foram, ao todo, 2 mil e 672 kilogramas de semente de feijão manteiga e 52 enxadas, avaliados em mais de 2 milhões de kwanzas, que, a convite da ADRA, o Director da Agricultura, Pecuária e Pescas do Município da Baía-Farta, Pedro Candangongo, fez a entrega formal aos membros da comunidade.

A acção visa beneficiar mais de 78 membros da Cooperativa Tchindalatu Belihakwa e foi realizada no âmbito do Projecto de Apoio a Mitigação do Impacto Económico e Social da Covid-19 (PAMIESC), financiado pela União Europeia.

Na ocasião, o Director Municipal apelou aos camponeses ao uso racional dos insumos entregues, “de forma a criar sustentabilidade na cooperativa para o benefício de outros membros que não tiverem a sorte de receber nesta fase”.

O presidente da cooperativa, Angelino João, assegurou que já foi criada uma estratégia de gestão dos insumos adquiridos, que vai ser materializada por uma cedência aos camponeses, com vista na devolução posterior para utilização em épocas agrícolas seguintes.

“Por cada kilograma que o membro receber, vai reembolsar um kilo e meio após a colheita. Quanto às enxadas, os membros vão comparticipar com apenas 50% do valor de aquisição”, revelou.

O líder cooperativista também avançou que foram constituídos dois grupos: um de distribuição e o outro de acompanhamento e recolha dos créditos. “Essa estratégia vai nos ajudar a ter melhores resultados”, garantiu.

Segundo o coordenador do projecto, Justino Figueiredo, as acções deste projecto têm a finalidade de beneficiar 1.058 famílias da província de Benguela e estão a ser implementadas nos municípios do Cubal, Ganda e Baía Farta, com o objectivo de contribuir para redução do impacto socio-ecónomico gerado pela Covid-19.

O acção contou com a participação de 28 mulheres e 39 homens, entre membros das comunidades, representantes de instituições públicas e autoridades tradicionais.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download