Comunidades informadas sobre a Covid-19

7/4/2020 4:24 PM

A ADRA - Malanje, juntou-se ao combate da Covid-19 nos municípios da sua intervenção, nesta segunda-feira em parceria com a Administração Municipal de Kalandula, através da direcção de Saúde na Regedoria de Kapele, Comuna do Kota, com o objectivo de levar informações de prevenção à pandemia.

O encontro juntou todas autoridades tradicionais, líderes religiosos, que constituem a Regedoria de Kapele para receberem a mensagem sobre a Covid-19.

O regedor de Kapele, Joaquim Gomes Kissendo, agradeceu a iniciativa da ADRA e da Administração de Kalandula pelo alerta porque “essa doença Coronavírus é perigosa ouvimos que esta matar muita gente nos outros países”.

Devemos lavar as mãos com água e sabão quando sairmos da lavra, ou quando pegarmos em qualquer coisa, não devemos tossir próximo das pessoas sem protecção, devemos estar separados, devemos nos saudar com as pernas. Acrescentou o regedor.

“Nós ouvimos muito bem e eu vou passar em todos bairros da minha Regedoria para saber se os sobas passaram a informação ao povo, porque essa mensagem deve ser espalhada para todos nós sabermos”. Afirmou Joaquim Gomes Kissendo, regedor Kapele.

Delfina Oliveira falou um pouco sobre os ensinamentos apreendidos: devemos lavar as mãos com água e sabão, ouvimos bem e vamos cumprir com as medidas de prevenção para que a doença não chegar aqui e nos matar, vamos nos cuidar.

O Técnico de Desenvolvimento Comunitário da ADRA em Kalandula, Miguel Pacheco, disse que o objectivo da campanha de sensibilização é de manter as comunidades informadas sobre os métodos de prevenção sobre a Covid-19 por este motivo juntaram-se a Administração Municipal de Kalandula para juntos combater esta pandemia.

Maria Isabel Morais, enfermeira do Centro de Saúde da Comuna do Kota, revela que as comunidades devem estar informadas pois que muitas não sabem nada sobre a Covid-19, e avança que o próximo passo será nas aldeias de Kingongo, Gingambo e Kangundo, com objectivo de espalhar a mensagem sobre a prevenção da doença.

A mesma campanha de sensibilização está a decorrer, também, nos municípios de Cacuso e Kiwaba Nzoji.

Fazer Download