Cooperativa Ndende Jongolo desembolsa mais de 2 milhões de kwanzas para planos agrícolas e de negócio na comuna de Kasseke

7/9/2020 11:29 AM

A cooperativa Ndende Jongolo possui uma situação financeira sustentável fruto de um financiamento da BP (British Petrolium) através do projecto Grande Plutónio e de uma boa gestão, que permitiu o desembolso do crédito no valor total de 2.035.000,00 AOA (Dois Milhões e Trinta e Cinco Mil Kwanzas), que beneficiou 40 membros dos quais 26 mulheres. Este valor permitiu financiar 27 planos de negócios e 13 planos de produção agrícola.

“Ninguém pensava que um dia nós camponeses, deveríamos sentar numa mesa para cada um apresentar o seu plano de negócio e de produção para receber dinheiro de crédito aqui na aldeia, e fazer seu trabalho. Isto é um milagre, a nossa vida mudou e nunca mais voltaremos a ser as mesmas pessoas” afirmou Domingos Moko, presidente da cooperativa.

Esta cooperativa é uma organização de agricultores familiares, localizada na povoação de Ndende Jongolo, comuna do Kasseque, município da Ganda e dista 65 km da sede municipal, uma localidade que falta quase tudo, mas com uma área potencialmente agrícola.

No dia 01 de Setembro do ano em curso, a referida cooperativa realizou a sua Assembleia Anual de Crédito, que contou com a participação dos membros da referida organização, representantes da administração comunal, autoridades tradicionais locais e técnicos da ADRA no município da Ganda, com o objectivo de avaliar o funcionamento da caixa comunitária no âmbito do crédito para os planos de negócio e de produção dos membros.

A cooperativa tem um rigor e mediante ao seu regulamento, os membros da organização só têm acesso ao crédito mediante a elaboração de um plano (de negócio ou de produção) facto que, os membros já dominam e cumprem rigorosamente e têm-na como prática recorrente quando solicitam créditos, tal como conta Luiz Sulimano.

“Recebi hoje 50 mil kwanzas e com este dinheiro, vou comprar uma charrua (para tração animal), e sementes de tomate. Já reservei muito estrume; tenho tudo pronto e agora só falta mesmo trabalhar.”
“A caixa comunitária é muito importante, porque aqui você pode girar toda aldeia ninguém vai te dar dinheiro emprestado, mas aqui na cooperativa já é fácil” Referiu Luiz Sulimano.

A caixa comunitária na cooperativa constitui uma fonte de financiamento para actividade agrícola em diversas culturas tais como tomate, repolho batata rena, milho, feijão, e comercial em produtos como vestuários, cobertas, bem alimentares diversos, e etc.

Fazer Download