Dombe Grande | Nova praga afecta o cultivo de feijão

1/7/2021 3:11 PM

Uma nova praga está a tirar o sossego dos agricultores da cooperativa agrícola Esivayo, localidade do Dombe Grande.

A preocupação foi apresentada durante uma visita efectuada à Cooperativa Esivayo, no último dia de formação em Desenvolvimento Comunitário aos quadros da ADRA, em Benguela.

Um dos objectivos da visita foi dialogar com a comunidade no sentido de “ouvir as ansiedades, preocupações e concertar algumas ideias”, conforme referenciou o Director Geral da ADRA, Carlos Cambuta, e identificar os resultados do processo de Cadeia de Valor na vida dos membros.

A Cooperativa agropecuária partilhou com os quadros da ADRA informações sobre como ultrapassaram as dificuldades de escoamento dos produtos do campo, bem como a uniformização do preço, problemas que eram agudizados pela inexistência da prática de vendas colectivas, falta de estrutura de armazenamento e uma viatura.  

Victorino Chico, presidente da cooperativa, afirmou que uma das vantagens em estar na cooperativa é a capacidade  dos próprios produtores ditarem o preço dos produtos.

“Outrora, quem vinha comprar os nossos produtos é que ditava os preços, mas com a concentração dos produtos no armazém, o preço é único”.

“No momento da colheita há membros vulneráveis, se calhar muito interessado a vender a qualquer preço que o comprador traz. Mas com a ajuda da cooperativa e a prestação de serviço do armazém já não é possível.” Acrescentou.

Além do armazém, a cooperativa presta também serviço de escoamento nos vários mercados das províncias de Luanda, Huambo e Benguela através da carrinha e a prestação de créditos aos membros.

Em 2020, Jorgina Maria de 49 anos, viu a sua produção de milho comprometida e na dificuldade de encontrar alguém que a emprestasse dinheiro, solicitou um crédito à Caixa Comunitária da cooperativa.

“A cooperativa tem estado a me ajudar muito. Cultivei dois hectares de milho e no intervalo da produção o motor da moto bomba avariou. Solicitei à cooperativa um crédito na Caixa Comunitária e comprei um novo motor. E a produção saiu bem. E se não fosse este serviço talvez a minha produção teria estragado.”

Minimizar os custos dos produtores com o frete, uniformizar os preços de forma a garantir um equilíbrio na renda e poder de negociação em momentos de maior procura, maior controlo da produção e renda por parte dos membros e da organização, acesso a insumos à título de crédito proveniente das caixas comunitárias, que é um elemento motivador para inclusão e justiça na organização e que funciona como estratégia apoio agrícola, são alguns dos serviços partilhados no encontro que denotam que a cooperativa, mesmo em meio às dificuldades, como disse o Director Geral da ADRA, “encontrou o caminho”.

O Director Executivo da Cooperativa, senhor Victorino Chico, em gesto de prosseguimento aos trabalhos, sugere que a ADRA reforce as intervenções de advocacia e intercâmbio ao nível nacional e internacional.

“O que queremos da ADRA é reforçar na advocacia e no lobby. Queremos conhecer outras cooperativas dentro de Angola e fora. Deveriam trazer outros companheiros (cooperativas agrícolas).”

A Directora da Antena Malanje, Mariana Moita, após observação e auscultação sobre a aplicação da metodologia de Cadeia de Valor, manifestou interesse para troca de experiências entre a Cooperativa acima referenciada e as organizações agrícolas das áreas de intervenção da ADRA em Malanje.

A Cooperativa Esivayo está localizada em Benguela, no município da Baía-Farta, comuna do Dombe Grande. É composta por 56 membros, dos quais 36 mulheres.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download