Huambo: ADRA capacita jornalistas sobre Direitos Humanos e Eleições Gerais

2/6/2022 6:54 PM

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), em parceria com o secretariado do Sindicato dos Jornalistas no Huambo, realizou, entre 18 e 19 de Maio, o segundo módulo do Seminário sobre Direitos Humanos, Processo Autárquico e Eleições Gerais em Angola.

O evento foi dirigido a jornalistas e membros das Organizações da Sociedade Civil na província do Huambo, no âmbito Projecto ESUMBILO (Respeito/Dignidade), financiado pela União Europeia e implementado pela Solidariedade Prática da Suécia e a ADRA.

O facilitador do seminário, António Ventura, afirma ser imperioso que os profissionais da comunicação saibam exercer a sua função antes, durante e depois das eleições. “É indispensável a capacitação dos jornalistas em matéria de cobertura eleitoral, na perspectiva da divulgação de informações capazes de incentivar o cidadão a votar com civismo”.

O jurista e docente universitário considera que “os pleitos eleitorais dispõem de procedimentos específicos que os profissionais de comunicação social devem conhecer, para além das regras e normas da actividade que exerce, visando uma melhor abordagem jornalística capaz de cimentar a harmonia social”.

António Ventura apontou ainda que é fundamental que os jornalistas tenham uma maior compreensão e domínio das questões do respeito dos direitos humanos em contextos de eleições, para além das questões de irregularidades e corrupção eleitoral. “Por isso, apelamos ao cumprimento rigoroso das normas do jornalismo nesta fase eleitoral, de modo a garantir-se a igualdade de tratamento e de acesso à informação a todos os concorrentes e organizações políticas envolvidas”, acrescentou.

Para a secretária adjunta do Sindicato dos Jornalistas Angolanos no Huambo, Cristina Raimundo, a importância desta acção formativa consiste na melhoria do desempenho dos profissionais de comunicação social em matéria de direitos humanos, eleições gerais e processo autárquico.

“Nós, em parceria com a ADRA, vamos continuar a garantir a realização das acções de capacitação da classe jornalística da província do Huambo, por constituir um elemento chave no cumprimento da missão de informar e formar os cidadãos, na perspectiva da consolidação da democracia no país”, declarou.

Em representação da Governadora Provincial, Crescenciano Sapi garantiu uma parceria contínua entre a ADRA e o governo provincial na realização de actividades quer concorram para a capacitação profissional e consolidação da democracia.

O director do Gabinete Jurídico do Governo Provincial do Huambo afirmou também a democracia, a tolerância e a paz são valores que, uma vez alcançados, devem ser trabalhados e mantidos.

“Iniciativas como estas são de enaltecer e incentivar para que efectivamente a sociedade tenha uma visão diferente rumo ao desenvolvimento, pois o que sequer é alcançar o bem comum, quer no ponto de vista de quem tem a incumbência de formar e informar, bem como na perspectiva de quem deseja governar”, disse.

O evento juntou 37 cidadãos, dos quais 14 mulheres, e visou reforçar as competências profissionais da classe jornalística sobre democracia e eleições para a promoção da cultura de protecção dos direitos humanos, no âmbito da preparação das eleições gerais, previstas para Agosto próximo.

Recorde-se que o primeiro módulo deste ciclo de formação decorreu nos dias 26 e 27 de Janeiro último, no Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), na mesma província, período em que os participantes aprimoram conhecimentos sobre direitos humanos, instrumentos e órgãos de protecção internacional e local dos direitos humanos, os elementos, atribuições e legislação autárquica, assim como o papel da comunicação social na cobertura eleitoral.

Já no segundo módulo, as reflexões foram em torno dos direitos políticos eleitorais e o estado de direito e democrático, o papel dos jornalistas no processo eleitoral e os desafios à luz da realidade local, o contencioso eleitoral, o papel do tribunal constitucional nas eleições gerais, a lei eleitoral e as irregularidades eleitorais.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download