Intercâmbio internacional – Participantes fazem balanço positivo

26/8/2019 12:06 PM

Terminou na passada quinta-feira (15 de Agosto) o intercâmbio internacional do reforço das organizações comunitárias de base entre a ADRA e a UNAC. Os participantes desta actividade fizeram um balanço positivo.

Jafina Valentin, camponesa da província de Nampula, afirmou que gostou muito da relação de parceria que a ADRA tem com as instituições do Estado.

“Isso para mim é muito positivo para a promoção dos camponeses, a integração das pessoas é um processo longo e a ADRA faz com que as pessoas estejam incluídas no processo de desenvolvimento sustentável.” Acrescentou.

Tomás Chauque, província de Gaza - a sul de Moçambique, disse que “de Angola levo muitas experiências boas. A ADRA vive a vida dos camponeses, faz um acompanhamento técnico as associações e cooperativas com os quais estão a trabalhar.”

Sobre a visita ao municipio dos Gambos, Tomás Chauque afirma que "foi marcante ver os sistemas de retenção e captação de água , porque vivo numa zona semiárida e esta experiência foi útil". Victorino Chico representante da província de Benguela, sublinhou que "hoje os camponeses caminham por si só". Concretizou com o que dizia dar voz aos que não têm.

Victorino afirmou ainda, que a ADRA tem alguns desafios e incentivar aos financiadores estes intercâmbios, porque ajudam a melhorar o nosso trabalho.

Os participantes do intercâmbio estiveram no stand da ADRA na Expo-Huíla a fim de se inteirarem das associações e cooperativas de camponeses sobre o processo de comercialização neste espaço.

O intercâmbio aconteceu de 12 a 16  do corrente mês, o mesmo foi financiado pela Afrikagrupperna

Fazer Download