Mulheres aprendem a transformação de produtos agrícolas

1/4/2022 5:44 AM

As mulheres da Associação Kituakifikile e do Grupo de Kixicano, do município do Quela, em Malanje, beneficiaram, nos dias 10 e 11 de Março, de uma acção formativa sobre transformação de produtos agrícolas, no âmbito do Projecto de Inclusão Socioeconómica das Mulheres.

A aldeia Cambamba e a Sede municipal acolheram as sessões formativas, sendo 60 camponesas associadas formadas sobre a produção de bolos, bolinhos, rissóis, salgados, doce, a partir da mandioca.

Domingas André, membro do Grupo de Mulheres Kixicano, revelou que as integrantes não sabiam que a mandioca poderia ser aproveitada para produzir alimentos diversos, como os doces.

“Pensávamos que a mandioca só se come crua, cozinhar e fazer bombó, afinal também podemos fazer bolo e bolinhos, e outras coisas mais, estamos muito contentes com essa formação”, acrescentou.

Teresa Simão, membro da Associação Kituakifikile, avançou que vai aproveitar as técnicas aprendidas para investir no confecção e vendas dos alimentos derivados da mandioca.

“Estarei a fazer os nossos bolos no forno de carvão para estar a vender o meu negócio também, porque consegui receber bons ensinamentos nesta formação. Gostei muito, e façam mais vezes”, afirmou.

Para a Teresa Simão, aprender estas técnicas empodera as mulheres e contribui para melhorar as condições de vida das suas famílias.

“Gostei da formação, porque nós também queremos viver bem, irei ensinar as minhas filhas para aprenderem a fazer o bolo de mandioca e também bolinhos de mandioca para vender e ganhar dinheiro”, avançou.

A Coordenadora do Projecto, Teresa Zumba, considera positiva a acção formativa e adianta que o objectivo é reforçar a capacidade dos grupos com ferramentas para que possam exercer as suas actividades a fim de melhorar a vida das suas famílias.

A acção formativa contou a presença de 60 participantes dos quais dois homens, e foi financiada pela Cooperação Suíça.

Fazer Download