Sociedade Civil e Administração do Huambo debatem sobre a Implementação dos Programas Públicos

9/6/2021 3:13 PM

A ADRA realizou, a 13 de Maio, na Biblioteca Provincial do Huambo, um Workshop sobre a Formulação e Implementação de Programas Públicos.

O evento visou promover momentos de diálogo entre as Organizações da Sociedade Civil e representantes da Administração Municipal do Huambo sobre o processo de formulação e implementação de programas públicos na perspectiva do desenvolvimento local.

A actividade contou também com a participação de representantes do sector privado, académicos, autoridades religiosas e tradicionais, num total de 47 participantes, dos quais 9 mulheres.

Em representação da Development Workshop (DW), Moisés Festo considerou de grande importância o encontro e destacou o facto de ter se tornado num espaço de partilha de conhecimento entre a Sociedade Civil e a Administração sobre a realidade local.

“Para uma melhor inclusão social sobre a implementação das Políticas Públicas, será sempre fundamental a participação, a auscultação e inclusão das outras forças da Sociedade Civil, facilitando assim a advocacia e monitoria das acções do Governo”, referiu o Coordenador de Projectos da DW Huambo.

E o Rei do Huambo, Artur Moço “Mbeu”, disse ter sido um momento de aprendizagem sobre os processos de formulação das políticas públicas. “Hoje, saímos daqui certos e convictos de que a execução de qualquer projecto ou programa não acontece da forma que nós muitas vezes pensamos, requer cumprir etapas, prioridades financeiras e estratégicas”.

A principal autoridade tradicional da província avançou que os conhecimentos adquiridos no workshop vão ser partilhados com outros membros da estrutura do Reino.

“Vamos reunir com outras autoridades tradicionais, partilhar tudo que hoje aqui aprendemos, seremos nós os partícipes e monitores da implementação de todos os projectos que o Governo implementar”, adiantou.

O workshop decorreu no âmbito do Projecto de Monitoria de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural, implementado pela ADRA desde 2018, com o apoio financeiro da organização Alemã “Pão para o Mundo”.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download