ADRA capacita líderes comunitários sobre monitoria aos programas públicos de incidência local

27/3/2024 12:13 PM

A ADRA promoveu, em Benguela, uma capacitação e planificação sobre Monitoria de Políticas Públicas, com foco no sector da Saúde, Agricultura e Ambiente.

A formação, que teve a duração de dois dias, visou capacitar os grupos comunitários de monitoria e as equipas municipais sobre técnicas de recolha, análise e sistematização de evidências sobre os programas públicos de incidência local.

Participaram da formação 32 pessoas, dentre membros de cooperativas e associações dos municípios da Baía Farta, Cubal e Ganda, quadros da ADRA e estagiários.

Artur Chiquissa falou do que mais o chamou atenção durante a capacitação.

“Nós havíamos pensado que monitorar tem muito a ver com a fiscalização, mas o formador nos fez compreender que monitorar é acompanhar um processo do princípio ao fim e sem cobrar muito daquelas pessoas que estão a executar o projecto”.

Segundo Celina Vikeya o processo de monitoria pode ser usado diversos campos da vida pessoal e colectiva.

“Deve se fazer recolha das informações a partir da comunidade e depois faz-se um relatório da aldeia para o município e com esta recolha, vamos ver se o nosso governo vai melhorar em fazer os seus programas”.

Esta capacitação foi realizada no âmbito do projecto de Monitoria de Programas Públicos de Desenvolvimento Local, financiado pela organização Pão Para o Mundo (PPM).

Fazer Download