Fresan apresentado na cidade do Lubango

20/1/2020 10:08 AM

O projecto Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola) foi apresentado nesta sexta-feira (17 de Janeiro), na cidade do Lubango, pela coordenação Geral.

Este encontro que contou com nove Organizações Não Governamentais (ONG) parceiras, teve como objectivo informar sobre a situação actual do FRESAN bem como os aspectos do “pilar subvenções”.

De acordo o Coordenador Geral do projecto, Victor Serrano, as organizações já assinaram os contratos, pois, muitos dos projectos a serem implementados pelas organizações, as acções serão de consolidação e de expansão.

Os projectos têm como linhas de acção, a pecuária, agricultura, água e nutrição e vai ser introduzido alguns aspectos com referência no aumento da produção

A ADRA esteve presente por ser uma das organizações que vai implementar o projecto denominado “Apoio a Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca nos municípios da Humpata e Gambos” com o apoio da Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA), com objectivo de contribuir para o reforço da resiliência nas comunidades e para redução da fome e Insegurança Alimentar nos municípios dos Gambos e Humpata.

O projecto a ser implementado pela ADRA terá a duração de Dois anos e sete meses e será executado nas comunas do Chiange nas aldeias do Luheque, Rio de Areia, Tunda 2 e Garanja (município dos Gambos), e no município da Humpata aldeia de Bata-bata abrangendo Duas Mil e Oitocentos e Oitenta e Oito Pessoas dos quais Mil e Setecentos e Trinta e Dois Mil mulheres.

O responsável,  acrescentou que um dos desafios é o apoio a mulher por desempenhar um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional dos seus agregados familiares.

Testemunharam o encontro, as organizações da Sociedade Civil, representantes dos parceiros institucionais do Governo provincial da Huíla, Gabinetes provinciais da Agricultura, Saúde, Ambiente, PNUD, FAO e um consultor da União Europeia.

Lembrar que o projecto FRESAN é Financiado pela União Europeia.

Fazer Download