Grupos de monitores reforçam conhecimentos sobre monitoria de políticas públicas na província de Malanje

10/4/2024 10:33 AM

Os monitores do projecto de monitoria de impacto de políticas públicas de desenvolvimento local concluíram com êxito a formação sobre técnicas de recolha de informações voltadas aos programas de saúde e educacão, implementados pelas administrações municipais a favor dos munícipes.

Com esta sessão formativa, os formandos poderão proceder a monitoria dos programas públicos voltados a saúde e educação nível comunal, municipal e provincial sobre o impacto da execução das políticas públicas de desenvolvimento local.

Almeida Manuel Fumba, monitor do município de Kiwaba Nzoji, saiu satisfeito da acção formativa, e diz que há uma necessidade de reforçar informações sobre saúde reprodutiva junto de adolescentes e jovens no meio rural para que estejam cada vez mais por dentro da temática.

“Estou satisfeito por aprender mais coisas novas nesta formação, estamos preparados, para trabalhar, poderemos solicitar os planos nas administrações municipais para fazermos a monitoria dos programas que estão a ser implementados em benefícios das comunidades”. Referiu.

Suzana Domingos da Silva, é do município de Cacuso e diz que como monitora, tem acompanhado com frequência execução dos programas nas áreas de intervenção, o foco é saber que tipo de serviço a administração municipal está a desenvolver.

“Estou mais atento em acompanhar as acções ligadas ao atendimento das pessoas quando procuram os serviços de saúde, procuro saber da Direcção do Centro ou Posto as dificuldades que enfrentam. Vamos reforçar as acções de monitoria, sem esquecer a solicitação do plano de acção do município”. Disse.

A acção enquadra-se no âmbito do Projecto de Monitoria de Impacto de Políticas Públicas de Desenvolvimento Local, financiado pela Pão Para o Mundo, e contou com 32 participantes dos quais 7 mulheres.

Fazer Download