Jovens da Ganda debatem sobre empreendedorismo

25/11/2019 9:22 AM

A ADRA-Benguela realizou um ondjango juvenil comunitário no dia 14 do corrente mês na aldeia de Ndende, município da Ganda.

O debate teve como tema central “O Empreendedorismo Juvenil como alternativa ao desemprego e combate ao êxodo rural”. Debater com os jovens da povoação do Kasseque a importância da criação de pequenos negócios com vista a promover o empreendedorismo juvenil e diminuir o êxodo rural, foi o objectivo. A acção também serviu para estimular os jovens a participarem nos espaços de debate, onde poderão discutir e exigir a efectivação dos seus direitos civis e políticos, bem como económicos, sociais e culturais.

Segundo João Pinto que pretende criar um negócio, fez saber  “que valeu a pena a capacitação que tivemos, pois, ajuda quem tem a crença na evolução dos seus planos porque com o tempo dará lucro”.

O jovem disse ainda que num futuro próximo vai apostar no negócio de crédito, onde cedendo um valor espera receber depois de um tempo com juros e tirar lucro.

Neste debate participaram 134 jovens dos quais 63 mulheres da cooperativa Ndende Jongolo e das associações Katapi, Karnaviu, Tutunga, Camborolo e contou com o financiamento da Norwegian Church Aid (Ajuda das Igrejas Norueguesas).

Fazer Download