Cooperativas reflectem sobre abate de árvores

23/8/2018 4:48 PM

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente no Huambo, realizou no dia 21 de Junho do corrente ano, um encontro de reflexão com os membros da Cooperativa Nova Esperança Tchihanha, no Cachindongo, sector do Ngove, comuna do Cuima, no município da Caála, com o objectivo de reflectir sobre o abate das florestas naturais para o fabrico de carvão. O encontro visou de igual modo analisar o processo de renovação de mandatos da cooperativa e avaliação das colheitas do ano agrícola 2017/2018.

Segundo os residentes, o abate as arvores serve para o fabrico de carvão e é uma das fontes de rendimento para as famílias, principalmente para os jovens.

O encontro foi facilitado pelo técnico de desenvolvimento comunitário da equipa municipal da Caála, Junior Mussunga, onde apelou aos residentes a diminuírem tais práticas, pensarem como será daqui há 10 ou 20 anos, como é que a geração vindoura viverá.  Como uma das soluções face a esta problemática disse: Dialogar mais com as famílias, realizar palestras nas escolas e igrejas, fazer viveiros de eucaliptos, cedros, entre outros.  

Participaram do encontro de reflexão, membros da Cooperativa Nova Esperança Tchihanha, estudantes estagiários do Instituto de Ciências Religiosas de Angola e da faculdade de economia, da universidade José Eduardo dos Santos, num total de 36 participantes, dos quais 1 mulher.

O encontro de reflexão enquadra-se no Projecto Ekoliso, financiado pela União Europeia e PPM.

Fazer Download