A ADRA Antena e Namibe e o Instituto Técnico Agrário do Tchivinguiro assinaram um acordo de parceria durante a Conferência sobre Preservação Ambiental e Alterações Climáticas na Região Sul de Angola.
A parceria que representa um marco significativo de cooperação entre ambas instituições, visa fomentar oportunidades concretas de estágio académico, de troca de experiências, implementação de projectos conjuntos no sector agropecuário e de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, fortalecendo a ligação entre a teoria e a prática, entre a formação e o trabalho de campo.

“Por meio deste protocolo, pretendemos explorar a temática das tecnologias simples de mecanização agrícola voltadas para a agricultura familiar, com foco no fabrico e uso de pequenas máquinas para a preparação da terra, colheita e debulha de produtos agrícolas” afirmou a Directora da ADRA, Anastácia Tchilete.
Ao abrigo deste convénio, os estudantes finalistas e outros alunos do Instituto terão a oportunidade de integrar-se nas áreas de intervenção da ADRA, participando em acções de desenvolvimento rural, segurança alimentar, gestão sustentável dos recursos naturais e promoção da agricultura familiar.

Para o presente ano lectivo 2025-2026, serão apoiados 8 jovens na realização dos estagios de fim do curso, com aduração de 6 meses, distribuidos da seguinte forma; 4 estudantes do curso de produção Vegetal; 2 estudantes do curso de produção Animal; 1 estudante de Gestão Agrária e 1 estudante do cursos de Agroindústria e Transformação de produtos alimentares.

Este acto solene, traduz-se assim, num compromisso mútuo de cooperação institucional, de partilha de saberes e de reforço da cidadania activa, no quadro dos esforços colectivos para o desenvolvimento sustentável da região sul de Angola.
Assinaram o acordo, a Dra. Anastácia Kalende Tchindongo Tchilete, Directora da ADRA- Antena Huíla e Namibe e o Engº.Carlos Iglesias Manuel Hilifilua, Director ITAT-Instituto Técnico Agrário do Tchivinguiro.