Quem somos

A ADRA - Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente

Somos uma Organização Não Governamental Angolana comprometida com a construção de um desenvolvimento democrático e sustentável, social, económico e ambientalmente justo, e com o processo de reconciliação nacional e a paz para Angola.

Esses compromissos se realizarão fortalecendo a capacidade dos excluídos, valorizando as tradições e práticas das comu­nidades rurais e fortalecendo a capacidade das organizações da sociedade civil para que se tornem sujeitos do mais amplo processo de mudança que assegure opções e oportunidades para todos.

A nossa história

A ADRA comemorou, em 2020, 30 anos de existência. Foi um longo percurso, desde que um grupo de cidadãos se uniu, motivados pela necessidade de uma maior participação da sociedade civil na vida pública, económica, social e cultural do país. Foi uma iniciativa de pessoas estimuladas a contribuir para que as comunidades rurais tenham cada vez maior protagonismo no processo de desenvolvimento integral e sustentável.

Ao longo desses anos a ADRA passou por ciclos e momentos próprios de vida de uma organização que inclui forças e fragilidades, altos e baixos. Contudo, tem sabido adaptar-se de modo a atender às novas demandas internas e externas e a aprender com os seus próprios erros. A ADRA está segura que a sua razão de ser permanece válida. Trata-se de uma organização que procura contribuir para o desenvolvimento rural democrático e sustentá­vel, social e ambientalmente justo, e para o processo de reconciliação nacional e a paz em Angola.

139.183
Famílias apoiadas
808
Aldeias
60
Comunas
25
Municípios (em 7 provincias)

Abrangência Territorial

A ADRA actua em três níveis territoriais de forma integrada e complementar: ao nível municipal, nível provincial e nível nacional.

Em Luanda/Sede são desenvol­vidas as acções maioritariamente de lobby e advocacia social que têm abrangência nacional. Nas restantes seis províncias – Malanje, Huambo, Ben­guela, Namibe, Huíla e Cunene – as acções são dirigidas aos municípios e comunidades.

Valores e princípios

1
Paz
2
Democracia
3
Justiça Social
5
Participação
6
Solidariedade
7
Transparência
4
Responsabilidade
8
Respeito Mútuo
9
Confiança

Plano estratégico ADRA 2018-2022

Baixar PDF

Relatório Anual do Conselho Directivo

Baixar PDF