ADRA apresenta projecto sobre produtos florestais e maneio de pastos na Huíla

10/3/2022 3:00 PM

No quadro das acções de promoção do desenvolvimento comunitário, a ADRA Huíla e Cunene realizou, a 24 de Fevereiro, o Workshop de apresentação do projecto Ehole, (Elisilo Lyo Nongombe) no município da Chibia.

O projecto está a ser implementado pela ADRA, nos municípios da Humpata, Gambos e Chibia, no âmbito do 4º convite do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), e conta com o financiamento da União Europeia e do Instituto Camões.

O projecto centra-se no reforço e melhoria das práticas de maneio de pastos e uso de solos utilizados pelas famílias agro-pastoris, aproveitamento de produtos florestais não madeireiros, como cogumelos e mel.

Segundo o Coordenador do projecto, Anivaldo Pena, o projecto Ehole visa contribuir para a redução da fome, pobreza, e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nos municípios da Humpata, Chibia e Gambos, na província da Huíla.

Para o Director Geral da ADRA, mais do que as acções de projecto, está iniciativa assinala o início do cumprimento do desejo que a ADRA tem há muitos anos, que é o de engajar as Instituições de ensino no estudo de preocupações concretas da população e na afirmação de parceria com actores não estatais vocacionados a intervenção social.

A Associação da Baixa da Missão, do município da Humpata, é uma das organizações de camponeses que vai beneficiar das acções deste projecto. Para a sua presidente, Josefa Kakopeko, as vantagens que terão nessa linha são: “aprender as culturas forrageiras, aprender a fabricação da forragem, seno, o melhoramento pastoril e como cuidar os animais para o benefício da Comunidade”.

O Director da ADRA Huíla e Cunene, Simione Chiculo, argumenta que o município da Chibia é contemplado por este projecto por não ser possível promover o desenvolvimento rural sustentável nessa região, se colocar de parte as questões que tem a ver com a pastorícia.

Participaram no Workshop de apresentação do projecto um total de 65 pessoas, das quais 13 mulheres, entre o Administrador do Município da Chibia, representante do Governo Provincial, entidades tradicionais, membros das comunidades e quadros e membros da ADRA.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download