O evento visou estabelecer e reforçar parcerias com diversos actores sociais com intervenções no domínio do desenvolvimento das comunidades.
Do encontro participaram representantes das instituições públicas, empresários, autoridades tradicionais, partidos políticos, instituições do saber, instituições bancárias, Organizações da Sociedade Civil e membros das comunidades.
Durante o encontro os participantes enalteceram o trabalho da ADRA em prol das comunidades reiteraram a necessidade de articulação conjunta de forma a gerar melhores resultados.
No âmbito do apoio à produção, foi partilhada a experência das comunidades no acesso ao crédito por intermédio das caixas comunitárias, tendo suscitado um momento de reflexão sobre a necessidade da banca desenhar alguns produtos ligados à produção agrícola, ajustados a realidade local.
Na ocasião, Mário Neves, representante do Banco Sol e membro da ADRA manifestou o interesse da sua instituição em criar parcerias com ADRA e as cooperativas no âmbito do microcrédito.
No final, os participantes consideraram o workshop uma experiência que deve ser adoptada e replicada pelas demais instituições, visando a conjugação de esforços para o desenvolvimento da província.