ADRA-Benguela sensibiliza comunidades da Ganda sobre a Covid-19

15/4/2020 9:42 PM

A ADRA - Benguela em parceria com as administrações comunais, realizou, nos dias 7, 8 e 9 de Abril,várias acções de sensibilização sobre as medidas de biossegurança e prevenção da Covid-19, nas comunas da Chicuma e Casseque, no município da Ganda.

A sensibilização aconteceu a nível do mercado comunal e no hospital na comuna da Chicuma. Ocorreu ainda a sensibilização porta a porta na aldeia de Catapi comuna do Casseque. E por último a formação dos líderes das associações e cooperativas, autoridades tradicionais da povoação do Ndende nomeadamente aldeia de Ndende Jongolo, Tutunga, Camborolo,Carnavio, Cavitula, Lunga, Cambola e Tendamoko

Albertina Cayemba,vice-presidente da associação Carnavio mostrou-se satisfeita por ouvir mais sobre a doença em sua língua materna - Umbundu. “Há muito boato que se ouve por aí, e outros estão a ter informação porque têm televisor ou rádio, mas nós que não temos, não sabíamos muito sobre a própria doença”.

Abias Celestino,presidente do Núcleo, afirmou que“continuaremos a sensibilizar as pessoas a evitarem sair desnecessariamente da aldeia para a sede do município, para que esta pandemia perigosa não possa chegar na nossa comuna e aldeia”.  

Além das palestras e sensibilização porta a porta, foram também orientados a montar o sistema Tip -Tap que funciona como torneiras adaptadas sem contacto com os objectos.

Augusto Kamela, regedor da povoação do Ndende  assegurou a montagem do sistema Tip Tap na entrada de cada aldeia. “Esta doença não é de brincadeira é perigosa por isso mesmo vamos orientar todas aldeias a montarem este sistema de Tip – Tap na entrada de cada aldeia numa primeira fase para que todos aqueles que saírem da aldeia, de regresso sejam obrigados a lavar as mãos com água e sabão, já que não temos o próprio Álcool Gel, mas depois teremos que evoluir para que cada família na sua casa possa montar esta técnica”.

Os principais assuntos tratados foram o enquadramento geral da pandemia a nível mundial, situação da pandemia da Covid-19 em Angola, Coronavírus e forma de propagação, métodos de prevenção adaptáveis a nível local e medidas a tomar para evitar a propagação do vírus.  

No total foram sensibilizadas e formadas, 147 pessoas das quais 88 mulheres. Os líderes e Sobas formados, também foram apoiados na elaboração de um plano de réplica das palestras de sensibilização para suas aldeias.

As mesmas acções estão a decorrer nos outros municípios de intervenção da ADRA em Benguela.

 

 

Fazer Download