ADRA-Huambo | Associações e cooperativas trocam experiências sobre gestão e capacidades produtivas

5/6/2021 6:48 AM

A ADRA - Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente realizou, a 27 de Maio, no município do Bailundo, trocas de experiência entre as Associações e Cooperativas dos municípios do Longonjo e Bailundo.

Com o objectivo de reforçar as capacidades organizativas, produtivas e de gestão das Associações e Cooperativas dos municípios de intervenção, partilhar e vivenciar as experiências de trabalho, membros das Associações Cavango, Chiwale, Ngonga e Ekuikui, todos constituintes da Cooperativa Kupemba do município do Bailundo, Aliança do Oriente, Boa Esperança, Cooperativas Twapama e Flor do Campo do município do Longonjo.

“Este encontro foi muito proveitoso, pois, foram abortados assuntos que na nossa prática errámos muito.  A partir de agora, vamos aplicar a novas técnicas de gestão, produção e distribuição ou venda dos nossos produtos que foram partilhados, referiu Domingas Junjo, Secretária da Cooperativa Twapama.

O Presidente da Cooperativa Kupemba, Albertino Chimbinda, revelou que este encontro superou às suas expectativas.

“Com esta troca de conhecimento poderemos melhorar o nosso ser, o nosso fazer, as nossas práticas agrícolas, melhor gestão das caixas comunitárias e uma melhor dinamização do nosso grupo”, testemunhou.

Por último, Armando Capita, Muekalia (homem de confiança do soba grande) na Regedoria da Ombala do Chiquelo, fez saber que este encontro “vai ajudar no crescimento dos nossos líderes das associações e cooperativas, são eles que fazem desenvolver as nossas famílias na Ombala. Aprender todos os dias e com os outros é melhor do que ter muito dinheiro, pois, dinheiro sem conhecimento não é nada!

No encontro, os camponeses partilharam, também, aspectos relativos ao surgimento das mesmas, a estrutura e função dos órgãos de Direcção, funcionamento e principais actividades ou serviços prestados (caixas comunitárias de crédito, produção agrícola e gestão de meios tractor, viaturas, moto-carros), totalizando 40 participantes dos quais 20 mulheres.

Este acto surge no âmbito das acções do Projecto Direito à Água, financiado pela Solidariedade Prática da Suécia e Fórum SYD.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download