ADRA-HUAMBO | Produtores satisfeitos com os resultados do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento de Cooperativas Agrícolas

30/9/2020 11:25 AM
*Imagem tirada durante a entrega da carrinha na comuna do Lépi, no início deste ano.

Angélica Vayekela, Chefe de produção da Cooperativa Twapama, uma das cooperativas beneficiárias do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento de Cooperativas Agrícolas mostrou-se satisfeita com o impacto do projecto na sua comuna.

“Nós já sofremos muito para levar os nossos produtos nas outras províncias por falta de transporte, mas desde que recebemos a nossa carrinha, o sofrimento acabou.” afirmou, Angélica Vayekela.
“Hoje nós da cooperativa e outras pessoas daqui do Lépi e Longonjo, já não temos mais estes problemas, vamos quando quisermos e vendemos à vontade o nosso milho comum e de pipoca, feijão, repolho e frutas”, acrescentou.  

O testemunho saiu durante o workshop para de avaliação do projecto de Apoio ao Desenvolvimento de Cooperativas Agrícolas nas Províncias do Huambo e Benguela financiado pela British Petroleum.

Este evento contou com a participação de 59 membros dos quais 33 são mulheres, membros das cooperativas de produtores agrícolas, quadros da administração do Bailundo e representante do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

As acções do projecto contribuíram no reforço de capacidade organizativa de cinco cooperativas agropecuárias, fortalecimento das actividades agropecuárias e as práticas de gestão sustentável de recursos naturais, apoio as iniciativas de empreendedorismo económico dos membros das cooperativas.

Hoje as cooperativas Sanjambela no Bailundo, Omwenyo Wokaliye na Caála e Twapama no Longonjo viram os problemas dos serviços estruturados resolvidos e prestam aos seus membros e não só, a comunidade em geral. Estes serviços baseiam-se essencialmente na mecanização, acesso ao crédito, assistência técnica, armazenamento de produtos, escoamento e comercialização.

A realização do evento, foi possível com o apoio British Petroleum (BP), entidade financiadora do projecto.

Fazer Download