ADRA realiza Conferência Nacional sobre Cooperativismo Agrícola, Terras e Desenvolvimento Local

20/3/2020 9:52 AM

Realizou- se na manhã de ontem, 18 de Março, no Edifício de Extensão da Universidade Católica de Angola a “Conferência Nacional sobre Cooperativismo Agrícola, Terras e Desenvolvimento Local”

A actividade teve como objectivo contribuir para o debate nacional sobre a implementação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural.

Segundo o coordenador da cooperativa Nova Vida, Eugénio Augusto, a maior dificuldade que têm encontrado no exercício de suas actividades tem sido o escoamento dos produtos, pois não possuem meios de transportes próprios e as vias de acesso não facilitam o transporte dos produtos.

O Secretario de Estado da Agricultura e Pecuária, Eng.º José Carlos Bettencourt, concorda que as vias de acesso para o escoamento dos produtos são um dos principais problemas por resolver. E afirmou que com o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIM) e o poder local será possível identificar as vias secundárias e terciárias que têm sido usadas como vias de acesso para o escoamento dos produtos.  

A conferência contou com representantes agrícolas de Benguela, Huambo, Huíla, Bengo, Malanje, Kuanza Norte e Uíge. Contou também com representantes Ministeriais, Representantes das Administrações Municipais, Empresas Petrolíferas, Bancos, Fundações e Centros de Estudo e Investigação, Organizações Não Governamentais nacionais e estrangeiras e Redes de Organizações, Partidos políticos, Igrejas, Representantes de Associações e Cooperativas agropecuárias e da UNACA.

É de reforçar que a mesma só foi possível com o apoio da British Petroleum e da Afrikagrupperna.

Fazer Download