Antena Huambo promove debate radiofónico sobre reforço dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais

12/5/2023 10:19 AM

A Antena Huambo, realizou no passado dia 03 de Maio de 2023, na Rádio Ecclésia/Huambo, um debate radiofónico sobre o Papel do Comité Local dos Direitos Humanos enquanto garante da Salvaguarda, Promoção e Proteção dos Direitos dos Jovens, Mulheres e Pessoas com Deficiência.

Participaram do referido debate radiofónico, representantes do Comité Local dos Direitos Humanos, membros do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados e um membro da sociedade civil.

Durante o debate, o representante do Comité Local dos Direitos Humanos, Francisco Mamboma, considerou o Comité dos Direitos Humanos como continuidade da política nacional, a estratégia dos direitos humanos no sentido de alavancar o país para atingir a maioridade dos direitos humanos e criar mecanismos apropriados para que haja segurança e que as pessoas vivam em liberdade. “Enquanto comité dos direitos humanos trabalhamos no sentido de responder as preocupações dos cidadãos que sentem seus direitos violados para que se dê o devido tratamento”.

Mamboma, ressaltou ainda que, a maioridade em direitos humanos, consiste na capacidade interna de Angola, para proteger e defender os direitos humanos, envolvendo os Comitês Locais dos Direitos Humanos a nível de todo o país, elevando os direitos humanos em matéria de segurança nacional, mediante a intervenção do Conselho de Segurança Nacional, na avaliação periódica do estado dos direitos humanos no país com base nos relatórios dos Comitês Locais.

A referido debate radiofónico, foi no âmbito do Projecto Esumbilo (Respeito/Dignidade), implementado nos municípios do Bailundo, Caála e Longonjo na província do Huambo, com extensão nas províncias do Bié, Cuando Cubango e Benguela com financiamento da União Europeia e a Solidariedade Prática da Suécia.

Fazer Download