Associação da Baixa da Missão contra a fome em Bata Bata

19/4/2021 4:09 PM

Os membros da Associação da Baixa da Missão realizaram, a 26 de Março, a doação de produtos agrícolas à comunidade da Bata Bata, no município da Humpata, província da Huíla.

A comuna, que dista a 75 quilómetros da sede municipal, está a ser afectada pela seca que assola o país, principalmente a Região Sul, deixando muitas famílias em situação grave de fome.

A associação de camponeses ofereceu uma tonelada de repolho aos moradores da comuna, no âmbito das acções do Projecto Direito à Água, implementado pela ADRA Huíla e Cunene, com o apoio do ForumSyd.

Para reforçar o apoio da Associação e contribuir para a minimização das carências das famílias, a ADRA fez a doação de diferentes produtos da cesta básica: dez sacos de 25kg de cada um dos seguintes produtos: arroz, fuba de milho, sal e feijão; e 10 caixas de óleo vegetal e igual número de caixas de massa de tomate.

Balbina José, membro da Associação da Baixa da Missão, conta que a iniciativa foi tomada depois de ouvirem sobre as dificuldades por que passavam os moradores da comuna. “Sabemos que não é muito, mas temos certeza que será alguma coisa”, disse.

O coordenador da Associação, Oreste Amândio, afirmou que a maior motivação para a acção de solidariedade foi a noção de que a “união faz a força” e encorajou os moradores de Bata Bata a acreditarem que a situação é passageira.

“Estamos cientes das dificuldades que estão a enfrentar, por isso estamos a partilhar o nosso pouco. Esta situação vai passar, é apenas uma fase", confiou.

O representante das comunidades, seculo José Hiluku, agradeceu a iniciativa da Associação Agrícola da localidade da Baixa da Missão, da comuna do Caholo, e afirmou que os bens recebidos “vão ajudar muito os membros da comunidade a matar a fome”.

A localidade da Bata Bata é uma das novas áreas de intervenção da ADRA Huíla e Cunene, no âmbito do Projecto de Apoio à Resiliência para a Mitigação dos Efeitos da Seca (PARMES), financiado pela União Europeia e a Ajuda das Igrejas da Noruega (NCA).

Fazer Download