A ADRA Antena Benguela, no âmbito do Projecto de Fortalecimento das Organizações Comunitárias de Base (FOCOB), financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesa (NCA) cedeu mais 190 latas de hortícolas nomeadamente: tomate, couve, repolho, cebola, pimento, melancia, pepino e cenoura para o fomento de culturas de alto rendimento nas zonas baixas.
839 produtores rurais das quais 485 mulheres, membros de 3 associações e 9 cooperativas de camponeses dos municípios do Cubal, Ganda e Baia-farta, beneficiaram de sementes certificadas de hortícolas para o relançamento das culturas de 2ª época nestas regiões.
Segundo o coordenador do Projecto Sr. Angolar Jorge Cassâmbua, afirma que o apoio visa reforçar as capacidades económicas das organizações comunitárias de base, mediante ao apoio com os insumos, bem como, a constituição e reforço de caixas comunitárias de créditos para fortalecer as iniciativas empreendedoras nas comunidades, por via de cedência de microcréditos através das caixas comunitária.
“As cooperativas beneficiadas vão receber igualmente assistência técnica para estimular a adopção de práticas agrícolas sustentável e aumentar os níveis de produção e da produtividade a nível dos membros das comunidades.” Sublinhou.
“Apelamos as cooperativas no uso racional dos recursos que hoje estão a receber de modos que o resultado desta acção possa vir a beneficiar mais pessoas nas próximas campanhas agrícolas e nós possamos aumentar a nossa unidade de produção bem como, adquirir outros insumos e equipamentos agrícolas com os resultados que vamos ter com esta produção.” Afirmou, Moisés Celestino, Presidente do Núcleo para o Desenvolvimento das Associações e Cooperativas da comuna do Casseque, município da Ganda.
A Acção enquadra-se no âmbito do Projecto de Fortalecimento das Organizações Comunitárias de Base (FOCOB) financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesa (NCA).