Benguela | Mais de 50 crianças recebem assistência médica na comuna da Capupa

8/12/2022 9:59 PM

A ADRA, em parceria com a Secção da Saúde Pública da Direção Municipal da Saúde do Cubal, realizou uma capitação sobre Saúde Sexual Reprodutiva, aos 06 de Dezembro, povoação da Caviva-Sul, na aldeia de Calondjava, comuna da Capupa.

Durante a capacitação foram assistidas 55 crianças na área de nutrição e aplicadas vacinas como BCG, pólio, pentavalente, pneumo, febre amarela, rotavírus, sarampo, tétano, hepatite B e pólio injetável.

"O meu filho tem febre amarela não tinha como lhe levar no posto médico da comuna porque fica muito distante, com está ajuda da ADRA em trazer a equipa da saúde aqui na nossa aldeia, meu filho já foi assistido e nos entregaram medicamento para combater", afirmou Maria de Fátima, de 21 anos de idade, membro da associação de Calonguluve da Capupa.

A comuna da Capupa é uma localidade que dista a 25 quilómetros da sede do município do Cubal.

Os temas abordados foram a importância do planejamento familiar, higiene íntima, cuidados pré e pós-parto, bem como, consulta pré-natal, teste rápido de Malária e HIV-SIDA.

"Eu fiquei grávida com 12 anos de idade, mas, se eu soubesse que existia métodos para se prevenir da gravidez, eu não faria o meu segundo filho tão cedo", disse Florinda Valeta, de 42 anos de idade.

A capacitação contou com a participação de 89 membros de cinco organizações comunitárias de base, dentre elas 68 mulheres.

Esta acção enquadra-se no Projecto Institucional, financiado pelo Afrikagrupperna.

Fazer Download