Cinco Mil Mudas de Espécies Diversas Foram Produzidas em Viveiro no município da Humpata

24/5/2023 2:28 PM

Trata-se de espécies como Moringas, Leucaenas, Gliricidia, Cajanos-Cajan, Eucaliptos, Jacarandás e Cardihegos, algumas destas plantas são forrageiras, que podem servir de a alimentação para o gado nos períodos críticos.

O Coordenador do projecto, Anivaldo Pena, em declaração, realçou que as plantas estão em fase de crescimento e esperam no final de Junho ou princípio da segunda quinzena de Julho estejam à altura de serem distribuídas nas comunidades onde a ADRA tem intervenção. Relativamente a preservação do meio ambiente, a ADRA na sua carteira de projectos tem desenvolvido acções que vão para além da dimensão ecológica, pois têm uma ligação com as questões sociais e educacionais.

“Nós procuramos ter uma visão mais holística dos aspectos climáticos e olhamos não apenas para os efeitos, mas para as causas principais das alterações climáticas, daí que temos acções ambientais em todos os projectos implementados pela ADRA, assim como formações na linha dos sistemas agro-florestais junto das comunidades, tudo como pensamento de que estes possam estar sensibilizados a preservar estes recursos que a natureza coloca ao seu dispor. Para além destas acções formativas, ainda é possível trabalhar nas comunidades dos municípios dos Gambos e Humpata, com acções de repovoamento florestal, onde plantaram mil 700 espécies, como jacarandás, moringas, eucaliptos, cedros, pinheiros e outras. frisou"

Foram igualmente, no sistema agro-florestal, no mesmo período implantados em um pomar nos municípios da Humpata e dos Gambos mil e 40 plantas citrinos, laranjeiras, limoeiros, tangerineiras e macieiras para em mil 246 pessoas ligadas às associações, nas aldeias em que se fez a plantação.

Estas acções, foram realizadas no âmbito do projecto EHOLE, que visa o fortalecimento das práticas de maneio de pastos nas comunidades agro-pastoris da província da Huíla, financiado pelo Instituto Camões, com o envolvimento de parceiros, como o IDF, os gabinetes provinciais do Ambiente e da Agricultura, apoios das organizações Pão para o Mundo, Ajudas das Igrejas Norueguesas e do FRESAN.

Fazer Download