Construção das cisternas calçadão muda a vida da jovem Adelaide Fernanda Camanda

9/12/2022 4:27 PM

Adelaide é uma figura incontornável na localidade de Oshauyo apesar da idade, acaba por ser uma referência nesta comunidade que a viu nascer. Mãe de três filhos, solteira,  praticante de actividades agrícolas que aprendeu desde pequena com os seus pais, vê esta profissão comuma forma de sustentar os seus filhos.

Pelo seu desempenho, cativou os membros das comunidades desde o primeiro momento com o seu envolvimento no processo de mobilização, escavação dos buracos para a  construção das cisternas nesta localidade, foi escolhida para ser a líder em representação da comunidade de Oshauyo.

Adelaide, com a sua forma educada e carísmatica, liderou as sessões de mobilização das famílias na comuna   Ombala– Yo – Mungo, sector de Oshauyo, na facilitação da mensagem na língua local, facto que facilitou o seu enquadramento nas brigadas de pedreiros.

Acredito que sou uma mulher capaz de ajudar a minha comunidade na mudança de comportamento. Envolvi-me de  corpo e alma neste processo. Falei para mim o seguinte: se os homens vão construir estes tanques, porquê não ser pedreira também? Tenho motivação, hoje sou uma mulher pedreira, vou incentivar outras mulheres também”.

O dinheiro que recebo na construção dos tanques, vão me ajudar a sustentar os meus filhos e alguns membros da minha família, é algo que veio mesmo a calhar olhando para as dificuldades financeiras que tenho passado nestes últimos anos”.

Adelaide Camanda é uma das beneficiárias do Cash for work e um exemplo para as mulheres da sua localidade tendo espiríto de liderança e uma capacidade de influenciar outras mulheres que pretendem lutar pelos seus objectivos sobretudo os direitos das mulheres.

 

Fazer Download