Cooperativas de Benguela comercializam produtos agrícolas em outros mercados do país

3/5/2019 12:37 PM

As cooperativas “Esivayo”da comuna do Dombe Grande e a “Unidos Venceremos” da comuna da Chikuma apoiaram seus membros no escoamento e comercialização de seus produtos nos mercados de Luanda e Huíla.

 

27,5 Toneladas de milho (22.5 toneladas de milho fresco e 5 de milho seco) e mais de 2 toneladas de feijão da Cooperativa “Esivayo” foram comercializados no mercado local e de Luanda.

De igual modo, a viatura apoiou mais de 10 toneladas de hortaliças, como tomate, pimento e cebola, de membros não pertencentes a cooperativa, com destino aos mercados de Luanda.

 Por outro lado, a cooperativa “Unidos Venceremos” apoiou seus membros, na comercialização de 17.5 toneladas de milho, 5 de batata-doce e 10 de batata-rena, para os mercados de Benguela e Huíla.

Esta situação tem contribuído na diminuição de produtos estragados, com destaque na comuna da Chicuma, bem como, no aumento de áreas de cultivo, consequentemente no nível de produção, como é o caso da cooperativa “Esivayo”, onde mais de 20 membros aumentaram as suas áreas, pois agora conseguem vender em outros mercados.

 O escoamento é feito através de duas carrinhas adquiridas com o financiamento da British Petroleum no âmbito do projecto Grande Plutónio.

Fazer Download