Créditos comunitários mudam vidas de agricultores em Malanje

13/5/2022 10:53 AM

Os camponeses apoiados pela ADRA, no município do Quela, mostram-se satisfeitos com os resultados obtidos por meio do reforço das caixas comunitárias de crédito, recebidos recentemente para alargar a produção e melhorar as condições de vida das suas famílias.

As declarações foram prestadas durante a visita de monitoria realizada por José Maria Katiavala, Assistente de Projectos da ADRA, nos dias 21 e 22 de Abril, nos municípios do Quela e Cacuso, para avaliar o impacto da intervenção na vida dos beneficiários.

A coordenadora do Grupo de mulheres Kixicano, Amélia Baião, diz que além da motorizada de 3 rodas, motobombas, moageiras, kits de corte e costura e de fabrico de sabão artesanal cedidos pela ADRA Malanje, a sua associação foi ainda contemplada, em 2021, com um milhão kwanzas para reforçar a caixa comunitária e aumentar o campo de produção.

“Estamos a ver muito benefícios através das caixas comunitárias, os nossos 13 hectares de mandioca já estão prontos, iremos preparar para vender o bombó, também preparamos sete hectares, onde vamos semear feijão, milho, batata doce, batata rena e jinguba, não há fome nas famílias camponesas do Quela”, revela Amélia Baião, destacando o crescimento das famílias camponesas apoiadas pela ADRA.

Mariano Dala, membro da Cooperativa Tala Hady, afirma que o apoio da ADRA, tem ajudado bastante os homens e mulheres na resolução dos seus problemas familiares.

“Tinha mulheres que não conseguiam fazer negócios por falta de dinheiro, mas com a caixa comunitária já conseguem emprestar valores na caixa e fazer o negócio, e durante 3 meses reembolsar. Por exemplo, se o membro fizer um empréstimo de 50 mil Kwanzas e reembolsa com juros de 5 mil, devolve 55 mil Kwanzas”, afirmou.

O “Projecto de Inclusão Socioeconómica das Mulheres do Quela” está a beneficiar 56 mulheres afectas à Associação Kituakifikile e Grupo de Mulheres Kixicano do município do Quela, tem a duração de um ano, e é financiado pela Cooperação Suíça, com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, através do desenvolvimento de pequenas iniciativas socioeconómicas que concorrem para o desenvolvimento rural no município do Quela.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download